sábado, 31 de maio de 2008

Dia da Escola: 21/Maio

E a passos largos chegou o "grande dia", em que desenvolvemos, numa sala, uma série de actividades, nas quais todos os elementos da Comunidade Escolar puderam participar!





  • O Panfleto

Sendo este um dos produtos finais a que nos tínhamos proposto, durante o 3º Período elaborámos um panfleto, de que constou um resumo bastante sucinto do nosso tema. Este panfleto não conteve muita informação específica acerca do coração (por exemplo, os tratamentos de patologias a ele associados). E isto porque o nosso objectivo era que todos se dessem conta da extrema importância que este órgão tem, para nós. Deste modo, colocámos uma breve informação sobre a morfologia e funcionamento do coração e conselhos sobre a alimentação (apresentamos uma dieta saudável). Como curiosidade, acrescentámos "Mitos & Verdades", separador já presente neste blog.






















        • A Ficha de controlo

        Uma outra dinâmica que desenvolvemos foi o cálculo do IMC (Índice de massa corporal, cujo valor é dado pela fórmula peso/(altura x altura)), o que obrigou a pesar os participantes e a medi-los. Medimos também a tensão arterial, factor importante do bom desempenho cardíaco. Assim, elaborámos uma ficha de controlo com os valores das variáveis acima descritas, tendo-o complementado com uma breve informação sobre o que é a tensão arterial, já que achamos ser pertinente tal referência.










        • Teste "O seu coração corre perigo?"

        Realizámos também um pequeno powerpoint com uma série de questões com opções (adaptado de um livro [ver Bibliografia]), cujas respostas foram apontadas numa folha, a preencher pelo participante. Este teste tinha como objectivo avaliar o risco da pessoa vir a desenvolver um acidente coronário ou outra patologia associada ao coração, com base em variáveis como o sexo, a idade, hábitos alimentares, exercício físico, etc...



        (Não exibimos aqui o powerpoint já que a sua colocação, aqui, faria com que a sua qualidade diminuísse. Assim, pedimos aos visitantes deste blog que quiserem ter acesso a este powerpoint, que nos deixem o seu contacto para, posteriormente, procedermos ao seu envio.)




        • Coração de porco

        No início do ano, pensámos em exibir preparações definitivas do tecido do coração, para que os participantes vissem ao M.O.C., desenvolvendo, deste modo, um maior contacto com material laboratorial bem como ter um contacto mais directo com aquele que é o órgão essencial à vida. Depois de contactarmos várias Instituições de Ensino Público, e porque nenhuma se mostrou disponível para tal (por inexistência ou indisponibilidade do empréstimo das mesmas), vimo-nos na necessidade de arranjar uma outra alternativa. Foi assim que surgiu a ideia de mostrarmos um coração de porco. Este, que foi devidamente aberto com a ajuda da nossa professora de Área de Projecto, foi mostrado aos visitantes da nossa sala, que puderam ver bem de perto vasos como: artéria aorta, artérias pulmonares, veia cava, entre outros, bem como as 4 cavidades do coração (2 aurículas e 2 ventrículos). Para complementar esta explicação, pusémos à disposição dos participantes um coração desmontável, de forma a que a compreensão se tornasse mais simples.











        Gostamos imenso deste dia, pois registámos uma adesão bastante razoável às nossas actividades, que decorreram no Laboratório de Biologia da nossa Escola! Foram horas muito bem passadas nas quais acabamos por nos divertir, pois o contacto directo com as pessoas é sempre um momento de alegria e convívio!

        sexta-feira, 23 de maio de 2008

        Palestra "Cardiologia"

        Iniciando o segundo período com as duas actividades anteriormente descritas, demos continuidade ao nosso projecto, com a realização de mais uma actividade, esta virada para toda a Comunidade Escolar bem como para toda a população de Oliveira de Azeméis, em geral.
        Esta actividade teve como objectivos não só a informação e formação de toda a comunidade sobre as várias patologias que podem afectar o coração (numa perspectiva de prevenção das doenças cardiovasculares), mas também um melhor esclarecimento e entendimento da nossa parte, sobre este assunto.


        Começámos, então, por contactar a Doutora Teresa Pinho (médica cardiologista do Hospital S. João, no Porto), que se mostrou, desde logo, disponível para fazer uma pequena "palestra".

        Assim, e às 21h45 do dia 29 de Fevereiro de 2008, tinha início a palestra, no Centro de Recursos Clara Brandão, da Escola Secundária Ferreira de Castro, que contou com a presença de cerca de 40 pessoas, estando também presente a Comunicação Social local, que posteriormente deu a conhecer a todos os assinantes do Concelho esta actividade.



        Achamos que a palestra decorreu bem, apesar da participação registada ter ficado aquém das nossas expectativas.
        No entanto, várias pessoas colocaram questões e foi muito interessante a interacção entre a Doutora e os participantes, o que tornou a palestra um pouco mais dinâmica.
        No que toca à intervenção da Doutora, achamos ter sido excelente, na medida em que foi bastante acessível para todos (a linguagem usada foi realmente perceptível).
        Eram 23h e a palestra teve o seu fim...

        http://www.youtube.com/watch?v=UsT4YoYBNzI


        terça-feira, 20 de maio de 2008

        Apresentação ao sétimo ano

        Uma outra actividade por nós desenvolvida durante o ano consistiu na apresentação de um pequeno powerpoint (ver vídeo) a todas as turmas do sétimo ano da nossa escola.

        Esta actividade decorreu entre os dias 7 e 18 de Janeiro de 2008, estendendo-se durante todo este intervalo de tempo, já que existia uma grande incompatibilidade de horários, pelo que tivémos de dispensar várias tardes para levar a cabo esta actividade. Isto porque queríamos que a nossa apresentação coincidisse com as aulas de Área de Projecto, Formação Cívica e Estudo Acompanhado. As apresentações nunca ultrapassaram os 50 minutos.

        Escolhemos o sétimo ano como alvo para esta actividade por serem os mais novos, já a consciencialização de que o coração é um órgão fundamental e essencial à vida humana deve começar nos mais novinhos...
        Para além de lhes recordarmos a morfologia e funcionamento (em aspectos gerais) do coração, demos particular atenção aos hábitos alimentares a serem tomados, no dia-a-dia... Medidas, essencialmente, preventivas! Já no fim, fizémos um pequeno jogo, que consistiu nalgumas questões acerca da nossa apresentação.


        Achamos que esta actividade foi bastante enriquecedora, já que notamos, por parte dos meninos, algum interesse no que toca, essencialmente, à alimentação. Para nós, esta actividade também nos ensinou, já que melhorou a nossa capacidade de discursar/falar/interagir com os mais novinhos!



        http://www.youtube.com/watch?v=YYHs393myc8

        quinta-feira, 15 de maio de 2008

        Inquérito à Comunidade Escolar

        Realizado no princípio do 2º Período, este inquérito abarcou professores, auxiliares de acção educativa e alunos da nossa Escola. Apenas foram feitos 100 inquéritos, cuja comparação foi feita tendo em conta as faixas etárias, e não sexos nem ouro qualquer factor.

        No vídeo que se segue, poderá visualizar os gráficos que construímos a partir dos resultados do inquérito. No final do vídeo, poderá também ter acesso a uma "pessoa-tipo" da nossa Comunidade: as suas características correspondem às características/respostas mais dadas no inquérito, seguindo-se a respectiva conclusão (feita por nós).



        http://www.youtube.com/watch?v=BAk159BE6hM

        Actividades Desenvolvidas

        Porque se tratou de um projecto de um ano lectivo, fomos desenvolvendo diversas actividades e dinâmicas, no sentido de darmos a conhecer um pouco do nosso tema a todos, em especial, às pessoas da nossa escola.

        Deste modo, e porque o 1º Período foi apenas e só dedicado a planificar todo o trabalho, as actividades que desenvolvemos decorreram entre os 2º e 3º Períodos.

        Nos posts seguintes, poderá consultar pequenos vídeos que fizémos, nos quais poderá visualizar melhor em que consistiram essas actividades!

        (Para mais informações, não hesite em contactar-nos!)