quinta-feira, 10 de abril de 2008

Factores de risco

A idade e a história familiar encontram-se entre as condições que aumentam o risco de uma pessoa vir a desenvolver doenças no aparelho cardiovascular.

Contudo, existe um outro conjunto de factores de risco que estão, sobretudo, ligados ao estilo e ao modo de vida actual. São exemplo disso:







Tabagismo: O tabagismo favorece o aparecimento da Angina de Peito, do Enfarte do Miocárdio e da Doença Arterial Periférica, e pode levar, inclusive, à morte.



Sedentarismo: A falta de prática regular de exercício físico moderado potencia outros factores de risco susceptíveis de provocarem doenças cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial, a obesidade, a diabetes ou a hipercolesterolemia .


Hipertensão arterial: Situações em que se verificam valores de pressão arterial aumentados.





Obesidade: Os riscos de um acidente vascular cerebral ou do desenvolvimento de uma outra doença cardiovascular aumentam com o excesso de peso, mesmo na ausência de outros factores de risco.




Maus hábitos alimentares: Está hoje provado que a alimentação constitui um factor na protecção da saúde e, quando desequilibrada, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças, nomeadamente cardiovasculares.




Hipercolesterolemia: Manifesta-se quando os valores do colesterol no sangue são superiores aos níveis máximos recomendados.











Stress: É a resposta do organismo a acontecimentos que provocam desequilíbrios no bem-estar. É provocado por qualquer acontecimento – positivo ou negativo – que nos obriga a mudar.


Diabetes Mellitus:é um síndrome caracterizado por hiperglicémia crónica, ou seja, o nível de açúcar no sangue (glicémia) está acima dos valores normais, devido a uma perturbação no funcionamento da hormona insulina.

Sem comentários: